O PSD/Açores defendeu o investimento público na investigação de novos produtos lácteos e na procura de novos mercados, como forma de contribuir para a melhoria do rendimento dos produtores de leite.
“O investimento em investigação, marketing e comunicação e o apoio à logística de internacionalização tem de acontecer à dimensão dos objetivos a atingir”, afirmou o deputado social-democrata António Almeida, na Assembleia Legislativa dos Açores, durante o debate do programa de governo.
O parlamentar do PSD/Açores salientou que, com uma redução do preço médio do leite à produção em 10 cêntimos por litro, “perdem-se anualmente 50 milhões de euros na receita das explorações açorianas”, considerando, por isso, que “é preciso repensar o que produzir, para quem e onde vender com maior valor comercial”.
“Estudos rigorosos sobre o novo perfil dos consumidores em mercados de elevado rendimento médio das famílias não podem ser descurados”, frisou.
António Almeida alertou para as restrições à competitividade das indústrias de laticínios da Região nos mercados em que tradicionalmente operam, ao mesmo tempo que não dispõem dos devidos apoios para a procura de novos mercados.
“A indústria moderna e com capacidade instalada sofre constrangimentos na competitividade junto dos mercados tradicionais e não tem disponíveis instrumentos capazes para apoio à conquista de novos mercados com novos produtos, ou para minimizar verdadeiramente stocks de emergência”, disse.
De acordo com António Almeida, “investigadores, técnicos, organizações de produtores, industriais e operadores no mercado não estão imbuídos de uma estratégia conjunta, porque esta não existe”.
Para o deputado social-democrata, são necessárias políticas de incentivo económico à procura de “oportunidades de negócio noutras redes de distribuição de proximidade, de espaços comerciais especializados, no mercado internacional, e em mercados de sensibilidade cultural com os Açores”.