PSD
PSD quer solução para quartéis degradados da GNR em Oliveira de Azeméis
03 de Novembro de 2016
0 comentários

O PSD pede ao Ministério da Administração Interna uma "solução definitiva" para dois postos da GNR em Oliveira de Azeméis, por não estar claro no Orçamento do Estado se há verbas para as duas infraestruturas. Em causa estão os quartéis de Cesar e Cucujães, cujo estado de degradação há muito vem preocupando militares e sociedade civil, motivando por parte de diferentes governos sucessivas promessas de requalificação que não chegam a concretizar-se.
"É imperioso obter uma resposta urgente por parte da tutela", defende, em comunicado, a deputada social-democrata Helga Correia, eleita pelo círculo de Aveiro, a que Oliveira de Azeméis pertence. "Esta é uma situação referenciada por vários governos e que não é passível de ser consecutivamente adiada, porque falamos em ambos os casos da dignidade humana dos militares e da comunidade que recorre aos seus serviços", realça.
Numa interpelação ao ministério, a parlamentar reconhece que o Orçamento do Estado para 2017 afeta uma verba de cerca de 1.600 milhões de euros à segurança interna e anuncia a elaboração da Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança para o quinquénio de 2017-2021.
A deputada nota que essa verba "naturalmente poderá ser insuficiente", mas defende que, "bem aplicada, poderá requalificar ou construir todos os quartéis do país onde isso é necessário", pelo que quer ver esclarecido se os postos de Cesar e Cucujães fazem parte da lista de imóveis a recuperar.
Helga Correia alerta também o Governo de que, "ao longo de vários anos, tem havido abertura por parte do município de Oliveira de Azeméis e das juntas de freguesia de Cesar e Cucujães para encontrarem uma solução conjunta".
O comunicado do PSD nota que o processo teve início em 2007, quando o subsecretário de Estado da Administração Interna de um governo PS anunciou para o ano seguinte o arranque das obras do novo quartel de Cucujães. A empreitada nunca chegou, contudo, a ser concretizada. Mais tarde, o governo PSD-CDS encetou o "diálogo com as várias entidades para obtenção de uma solução conjunta, mas a mudança de ministro atrasou o processo".

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...