O presidente do PSD participou, quinta-feira, na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho visitou Cabo Verde algumas vezes e agora, na qualidade de presidente do PSD, considera "muito importante poder mostrar o grande reconhecimento pelo trabalho que se tem feito em Cabo Verde, independentemente dos círculos políticos".
“Sobretudo o apreço enorme, tenho a certeza, a maioria dos portugueses sente por Cabo Verde, pela cultura cabo-verdiana e pelos cidadãos cabo-verdianos. Não quero deixar de me associar a este dia de festa”, frisou Passos Coelho, que qualifica como “uma pessoa muito próxima de Portugal”.
Quatro chefes de Estado marcaram presença na tomada de posse do reeleito Presidente da República de Cabo Verde, cerimónia que contou com 1.500 convidados e na qual Portugal esteve representado pelo antigo chefe de Estado Ramalho Eanes. A cerimónia decorreu no Largo da Biblioteca Nacional, junto do memorial ao herói da independência Amílcar Cabral, por o edifício da Assembleia Nacional estar atualmente em obras.
O jurista e constitucionalista Jorge Carlos Fonseca foi reeleito, a 02 de outubro, para um segundo mandato de cinco anos com 74 por cento dos votos e tomou posse em 20 de outubro de 2016, dia em que completou 66 anos, perante a Assembleia Nacional, na cidade da Praia. Jorge Carlos Fonseca é o quarto Presidente da República de Cabo Verde, tendo sido antecedido por Pedro Pires, António Mascarenhas Monteiro e Aristides Pereira (os dois últimos já falecidos).