Pedro Passos Coelho reconhece que para o PSD não é uma "noite de festa eleitoral", depois de o PS ter conquistado a maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores no domingo. "Lamento que hoje não seja para o PSD uma noite de festa eleitoral", afirmou Pedro Passos Coelho, numa declaração na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa, 16 de outubro de 2016.
Segundo os resultados totais provisórios, o PS conquistou maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional. O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV e o PPM um deputado cada. Nas últimas eleições, em 2012, o PSD tinha conquistado 20 deputados.
Numa declaração, o líder do PSD admitiu que os açorianos "escolheram a continuidade" e cumprimentou o PS, quer em termos nacionais, quer em termos regionais.
Ao líder regional do PSD/Açores, Pedro Passos Coelho deixou igualmente um cumprimento, sublinhando que Duarte Freitas "mostrou uma grande capacidade para poder comunicar nos Açores a posição do PSD e a sua vontade de mudar".
"Mas, democraticamente devemos reconhecer que essa não foi a vontade expressa dos açorianos", acrescentou Passos Coelho, assegurando que, de qualquer forma, o PSD/Açores continuará a lutar por uma região com "mais desenvolvimento económico, com mais emprego, com mais bem-estar", porque é preciso "ter os olhos postos no futuro".
"O PSD continua a ser um grande partido de implantação regional, que acredita na autonomia regional e que, com certeza, se irá bater todos os dias pela melhoria das condições de vida dos açorianos e por um futuro melhor para os Açores", vincou.
Passos Coelho deixou ainda uma nota sobre a "abstenção muito elevada" (59,1%), considerando que "é uma abstenção que responsabiliza todos, quem ganha e quem perde".
Continuar a defender os ideais do PSD no parlamento e na sociedade
O líder do PSD/Açores assumiu a derrota eleitoral, num sufrágio em que o PS obteve maioria absoluta. “Em democracia quem elege mais deputados vence. O PS foi o partido mais votado no ato eleitoral e é o partido vencedor destas eleições”, reconheceu Duarte Freitas, na sede do PSD/Açores em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, numa declaração proferida às 21h20 locais (mais uma hora em Lisboa) de domingo.
Duarte Freitas, que falou telefonicamente com o líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, referiu que “hoje a palavra é daqueles que votaram”, acrescentando que o PSD estará no parlamento, no partido, na sociedade civil e ilha a ilha a “defender uma plataforma política e social que combata o desemprego e melhore a educação e a saúde”.
“Agora vamos continuar a lutar na Assembleia, no partido e na sociedade civil. Apresentaremos sempre propostas que melhorem qualidade de vida dos açorianos”, salientou o eleito pelo círculo de São Miguel, que saudou a eleição dos 57 deputados de todos os partidos.
Duarte Freitas, 50 anos e natural da ilha do Pico, é o sétimo líder do PSD/Açores em 40 anos de autonomia, tendo sido eleito em dezembro de 2012, com 92,6%.
A abstenção atingiu 59,16% nas eleições regionais dos Açores, um recorde absoluto nestes sufrágios, superando os 53,34% de abstenção em 2008, que era até agora o valor mais elevado.