O Partido Social Democrata vai vencer as próximas eleições autárquicas, porque o ideal social-democrata faz com que o PSD “esteja pronto para servir as comunidades locais”. Na sessão de tomada de posse dos novos órgãos do PSD de Alvaiázere, dia 1 de julho, o secretário-geral do PSD destacou a confiança que a Comissão Política Nacional deposita nos seus autarcas: “Nós temos muita confiança nos autarcas que nos representam. Nós sabemos que eles são os mais competentes, os mais bem preparados. Os nossos autarcas não são meros recetores passivos das indicações do Estado. Hoje, os autarcas são a primeira ponte entre as populações e o Estado. São os gestores dos recursos públicos. E os responsáveis por ouvir as preocupações e as ambições das pessoas. Os desafios do poder local deixaram de ser os desafios do betão e passaram a ser os desafios do bem-estar social”, disse.
O secretário-geral do PSD aproveitou para destacar a importância que o ato eleitoral que irá acontecer em 16 de outubro no Arquipélago dos Açores se reveste: “É tempo de inverter este ciclo socialista em que os Açores se encontram, porque o nosso partido tem muito a fazer pelas regiões autónomas”.
Sobre o futuro da Europa, José Matos Rosa referiu que o mesmo está “assombrado pela incerteza” mas, mais do que nunca, “este é o momento em que Portugal se deve reafirmar como estando comprometido e dedicado a fortalecer o projeto político da integração europeia.”
A vice-presidente do PSD Teresa Morais também marcou presença nesta sessão e conviveu de perto com todos os militantes e apoiantes sociais-democratas do distrito de Leiria.