Nacional
Manter intacta a “esperança e a determinação”
10 de Junho de 2016
0 comentários

Os "pequenos tropeções" não tiram a "esperança e a determinação" em fazer do país uma referência mundial em várias áreas. Num vídeo divulgado pelo canal de YouTube do PSD, Pedro Passos Coelho dirigiu-se aos portugueses no âmbito da celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, vincando a "importância e significado maior" desta data, num "mundo globalizado". "De certa maneira procuramos reforçar os laços entre todos os portugueses que estão espalhados pelo mundo. É muito importante que este seja um dia a pensar na coesão do país mas a pensar também na abertura que queremos fazer ao mundo e na forma como queremos que o mundo nos olhe", sustenta o líder social-democrata.
Numa análise mais político-económica, Pedro Passos Coelho define os últimos anos como "muito intensos" e diz que foram ultrapassadas "dificuldades de grande relevo": “Conseguimos fazer o mais difícil, lançar as sementes para que o país possa ter mais esperança no futuro”.
Depois, o líder social-democrata lembra a importância de mostrar a todos os que olham o país do exterior, nomeadamente eventuais investidores, que Portugal é "dinâmico, não se resigna". "Isso implica sermos governados, termos também um sentido de reforma que honre os sacrifícios que fizemos e esteja ao nível das expetativas de quem no estrangeiro olha para Portugal", adverte todavia.
E concretiza: "Espero que a situação politica no nosso país possa vir a ter um desfecho diferente daquele que hoje somos capazes de acreditar. Queremos muito que possa existir uma solução política que valorize os esforços que fizemos e consiga mostrar Portugal naquilo que tem de melhor".
Passos Coelho frisa que enquanto tal nova "solução política" não existir, Portugal "deve continuar a fazer valer" aquilo que de melhor tem, "os portugueses". O presidente social-democrata destaca no vídeo - com aproximadamente quatro minutos - áreas como a investigação científica, o sistema de saúde e a esperança média de vida para definir Portugal como uma referência internacional em várias áreas.
“No mundo em que vivemos, que é um Mundo globalizado, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas tem ainda uma importância e um significado maior porque é o dia em que, de certa maneira, procuramos reforçar os laços entre todos os portugueses que estão espalhados pelo Mundo. A nossa rede comunitária, em Portugal e no Mundo, assume uma redobrada importância, sobretudo porque nós sabemos que se joga, no plano económico, social e no plano político muito do nosso futuro, nesse mundo globalizado em que vivemos. […] E eu espero que neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas todos aqueles que são portugueses e que estão espalhados pelo mundo possam sentir orgulho no país e acreditar que, apesar dos pequenos tropeções, das pequenas coisas que podem não correr tão bem no dia-a-dia, que nós mantemos intacta a nossa esperança e a nossa determinação para fazer de Portugal não apenas um país mais aberto, mas um país que seja uma referência em todo o Mundo. […] Precisamos de ser uma referência também para aqueles que querem investir em Portugal, reconhecer esta qualidade do que é português", assinalou.
Pedro Passos Coelho marcou também presença na cerimónia militar do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
DESTAQUE
Publicidade
Vídeos
Lisboa
Porto
Cidade da Trofa
Sondagem

Carregando...