Na sessão de abertura do 7.º Congresso Nacional dos Autarcas Social Democratas (ASD), o secretário-geral destacou a grande determinação dos autarcas, reafirmando a vontade do PSD em recuperar a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
José Matos Rosa relembrou o trabalho desempenhado pelos autarcas, que contribuíram para aprofundar o conceito de democracia política e do governo municipal, sublinhando que “foram os autarcas que contribuíram para o desenvolvimento das nossas parcelas do território e para o aumento do bem-estar das populações locais. Foram os autarcas que executaram, no terreno, os fundos comunitários que recebemos desde a adesão à comunidade europeia e que nos permitiram ganhar níveis de vida e desenvolvimento melhores.”
O PSD está preparado para o desafio que será levado a cabo nas autárquicas, pois apresenta um projeto político sólido, que garante um futuro melhor para todos os portugueses: “É um projeto que passa por darmos ao poder local mais competências. Falamos de descentralização, mas não é em vão, como ouvimos da parte do Governo e do PS. Sabemos que a descentralização que eles defendem é uma fachada. Porque dizem que querem descentralizar, mas depois chumbam no Parlamento a continuação dos programas ‘Aproximar’ e ´Descentralizar’, porque têm as cores políticas do anterior governo”, defendeu.
Perante os congressistas, José Matos Rosa reafirmou a confiança na nova geração de autarcas, muito qualificados e preparados para as exigências do poder local. “Os autarcas são hoje, mais do que nunca, verdadeiros gestores do território. Fazem a gestão dos recursos locais e tentam responder às exigências das populações. Sabemos que este trabalho é muitas vezes difícil. Sobretudo, porque os recursos são sempre poucos, face às necessidades que existem. Dos mais novos aos mais velhos, dos mais aos menos experientes, todos têm o poder de fazer a diferença neste combate.”